Herbário da Amazônia Meridional foi criado e implantando no Campus Universitário de Alta Floresta e registrado na Rede de Herbários do Brasil em 27/03/2007. A infra-estrutura inicial do HERBAM (25m2) foi financiada pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso, FAPEMAT, a partir do edital PPP 0007/2206 (Programa Primeiros Projetos), recursos do CETAM (Centro de Tecnologia da Amazônia Meridional). Com recursos do PPBio – Programa de Pesquisa em Biodiversidade – Amazônia Oriental, o herbário passou a 198 m2, tendo sala de coleção (exsicatas) e xiloteca (coleção de madeira) climatizadas, biblioteca, recepção, triagem, curadoria, sala de estufa, sala de registro, sala de pesquisadores, cozinha e almoxarifado.


Atualmente possui mais de 8 mil amostras em seu acervo incluindo 6 typus (espécies novas). Tem 64 amostras na coleção de madeira (Xiloteca) e mais de 400 amostras de sementes (Espermateca). Participa da Rede REFLORA (INPA e diversos herbários da Amazônia), INCT Herbário Virtual, PPBio (UNEMAT, UFMT e Museu Emilio Goeldi), Bionorte (UNEMAT, diversas instituições brasileiras e estrangeiras) e BIOFLORA (Kew e RB). Executou o levantamento de dados da flora da Usina Sinop e São Manoel. Realizou o resgate de Flora da Usina de Colíder. Realiza estudos da Flora do Parque Nacional do Juruena, do Cristalino, do Xingu, do rio Teles Pires (Pousada Mantega) e dos fragmentos florestais urbanos de Alta Floresta. Executa o Resgate de Flora da Usina Teles Pires. Participa do Projeto Sementes do Portal (IOV/KEW).
Suas atividades de pesquisa e extensão são apoiadas por diversos projetos desenvolvidos pela curadora e auxiliados por mais 45 pessoas, desde bolsistas do CNPq (DTI, AT/PPBio/REFLORA), SECITEC/UNEMAT (IC), e da Pousada Mantega (IC/iniciativa privada), voluntários, e técnicos temporários contratados por meio de projetos de resgate de flora na Usina Teles Pires.




Curadora: Profa. Dra. Célia Regina Araújo Soares
e-mail Herbário: herbam@unemat.br
e-mail da Curadora: soaresia@unemat.br
telefone: (55) (66) 3521-1054
Endereço: MT 208, km 146, s/n, Jardim Tropical Campus I
Alta Floresta, MT. Cep 78580-000 Caixa Postal 324.


Projeto Resgate de Flora UHE Colíder

   A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Alta Floresta em parceria com a SAMAF (Sociedade Amigos do Museu de História Natural de Alta Floresta) realizou de março de 2011 a agosto de 2011, o resgate da flora (orquídeas, bromélias, arvores, cipós, madeira para xiloteca e sementes), no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Colider da concessionária COPEL (Companhia Paranaense de Energia), sendoi coordenado pela Profa. Dra. Célia Soares, do departamento de Ciências Biológicas. Foram contratados 09 profissionais, entre biólogos, agrônomos, engenheiros florestais, parataxonomista, além de pessoal de apoio. O desenvolvimento desse projeto trouxe grandes oportunidades, tais como: preenchimento de lacunas de conhecimento em relação à flora da região, inclusive com novos registros de ocorrência da flora do Estado, a implantação da xiloteca, aquisição de equipamentos para os laboratórios e herbário envolvidos, inclusive uma camionete L-200, além de gerar empregos para nossos egressos. Esse tipo de parceria com empresas é importante para nossa instituição que como contrapartida entra com a participação do professor, coordenando atividades, e recebe o investimento na melhoria de sua infraestrutura de pesquisa.